Desenvolvido por Prestafy

Prestashop: Aumente suas vendas exibindo o valor dos produtos à vista com desconto

logo
Prestashop: Aumente suas vendas exibindo o valor dos produtos à vista com desconto

Desconto para o pagamento à vista é um diferencial que pode fazer com que o seu cliente compre ou não no seu site. Muitas vezes, apenas uma mensagem de que o cliente receberá um desconto no checkout caso selecione um meio de pagamento à vista pode não ser o suficiente: seu cliente precisa ver o valor que ele vai pagar à vista para se decidir se compensa ou não utilizar o cartão de crédito para concluir a compra.

Grandes sites como Americanas, Submarino e Ricardo Eletro já utilizam essa estratégia: ao invés de exibir o preço original do produto, eles exibem o preço já com o desconto para pagamento com Boleto Bancário e Depósito, colocando embaixo uma pequena mensagem com o preço real do produto caso o cliente pague com cartão. Além disso, estes preços também são usados nas propagandas destas lojas no Adwords, Google Shopping e Facebook.

Se esta simples estratégia consegue ser um enorme divisor de águas para lojas grandes como estas, em e-commerces de médio e pequeno porte ela é, sem dúvida, um diferencial para atrair novos consumidores e se sobressair em relação a concorrência. E se você usa o Prestashop, é extremamente fácil configurar sua loja para que ela funcione dessa forma. Veja abaixo um passo a passo de como prosseguir.

1- Definindo o valor do seu desconto

Esse deverá ser um desconto em porcentagem. Essa porcentagem será aplicada a todos os produtos da loja, não incluindo o frete. Dessa forma, você poderá, por exemplo, criar um banner informando que o cliente tem 10% de desconto pagamento à vista em todo o site.

Para o nosso exemplo, vamos utilizar o valor de 10% de desconto.

2 - Configurando o desconto no Prestashop

Agora vamos aplicar os 10% de desconto na nossa loja toda. No backend, acesse o menu Catálogo e clique na opção Descontos. Clique na aba "Regras de Preço do Catálogo", e depois no botão "Adicionar nova regra de preço do catálogo". Um formulário será aberto para configurarmos o nosso desconto.

No campo NOME, preencha o nome que deseja dar a este desconto. Esse nome é uma referência somente para você, e não será exibido para o seu cliente.

Nos campos MOEDA, PAÍS, GRUPO e DESDE QUANTIDADE, não faça alterações.

No campo "De", informe uma data menor do que hoje (ontem ou algum dia anterior). Você deverá deixar o campo "Para" vazio para que este desconto não expire.

Em "Tipo de redução" escolha "Porcentagem", e em "redução" informe o valor 10. Agora, clique em Salvar. Os produtos do seu site deverão aparecer assim:

3 - Configurando seu módulo de pagamento para ignorar este desconto

Se alguém fizer uma compra no seu site, do jeito que ele está agora, essa pessoa pagará o valor com desconto em qualquer modo de pagamento que ela escolha. Portanto, vamos fazer com que o PrestaShop ignore todos os descontos caso nosso cliente resolva pagar com Cartão de Crédito.

Todos os módulos de pagamento desenvolvidos pela Prestafy possuem a opção "Ignorar preços promocionais" na configuração, como mostrado abaixo em nosso módulo do PagSeguro:

Ao ativar essa opção no seu módulo, uma mensagem será exibida para o seu cliente, informando que os descontos do site não se aplicam para essa forma de pagamento, e mostrando em destaque o novo preço total a pagar. A imagem abaixo mostra como exemplo o formulário de pagamento com cartão do PagSeguro:

Os módulos Prestafy que possuem essa opção são os seguintes (clique sobre o nome para visualizar):

4 - Editando a página do produto para informar que o desconto só é válido para o pagamento à vista

Agora nós precisamos informar ao nosso cliente que o desconto só é válido para o pagamento à vista. De quebra, podemos informar também o preço que ele pagará no produto caso resolva comprar com cartão, e em até quantas parcelas poderá parcelar a compra.

Clientes Prestafy que tenham adquirido um dos nossos módulos de pagamento podem solicitar esta modificação gratuitamente através do [email protected] ou acessando o chat do site.

Você precisará de conhecimentos em HTML para efetuar as modificações a seguir.

Navegue até a pasta "themes/classic/templates/catalog/_partials/" e abra o arquivo "product-prices.tpl". No final deste arquivo, você deverá encontrar as seguintes linhas:

Substitua o trecho {$product.labels.tax_long} pelo conteúdo a seguir:

<B>{l s='À vista no Boleto ou Depósito, ou a partir de %valor% em até 12x no cartão.' sprintf=['%valor%' => $product.regular_price]}</B>

Seu código final deverá ficar assim:

Salve as alterações no arquivo e limpe o cache do Prestashop (Parâmetros Avançados >> Desempenho >> Limpar cache).

A sua página de produto deverá ficar assim:

Note que agora aparece uma mensagem com o preço original do produto (sem desconto), e é informado ao cliente que o preço promocional só é válido para o pagamento com boleto ou depósito. Você pode editar esta mensagem para que ela reflita as condições do seu desconto.

Gostou do nosso tutorial? Deixe seu comentário abaixo caso tenha dúvidas ou sugestões.

Prestafy
Desenvolvido por Prestafy

Hello world! This is HTML5 Boilerplate.